segunda-feira, janeiro 28, 2019

3/30 - Relógio sem Ponteiros

Relógio sem Ponteiros é, parece-me, o último livro da escritora Carson McCullers.
Retrata, como os restantes livros da sua obra, uma América estratificada do inicio /meados do sec XX ainda cheia de preconceitos.

Bom seria se isso tivesse mudado realmente.
Estará melhor neste inicio de sec XXI...

Traz um aspecto, completamente paralelo e marginal na história que Carson conta, que achei interessante. - a tolerância para a diversidade de religiões parece-me maior nas Américas.
Fez-me "viajar" até à minha passagem no Brasil no ano passado. Alguém perguntou à organização do congresso por uma igreja (local de culto) de uma Igreja/vertente/seita particular... Em resposta a este pedido a organização do congresso respondeu com uma lista de umas 15 igrejas diferentes correspondentes a várias formas de culto que existiam nas proximidades do congresso. Todas tratadas como iguais.
Em Portugal... acho que ninguém perguntaria por uma igreja à organização de um congresso, e certamente que a resposta não seria tão completa!

Mas voltando a este "Relógio Sem Ponteiros". Não é de todo o livro que mais gostei da autora. Mas valeu a pena! E vou continuar a lê-la sempre que tiver oportunidade!


1 comentário: