terça-feira, janeiro 22, 2019

Saló

Hoje passa no Nimas o filme de Pasolini Saló ou os 120 dias de Sodoma.
Fui vê-lo no tempo da faculdade, num tempo de procura de uma intelectualidade e olhar para o mundo que fossem meus. 
Queria ser crescida. 
Lá fui com alguns colegas rumo à Cinemateca para a experiência cinematográfica que mais me marcou até hoje.
Não seria capaz de ver este filme outra vez.

O filme foi inspirado no livro Os 120 dias de Sodoma do Marquês de Sade, e conta a história de um grupo de jovens que, na região de Itália então dirigida por Mussolini, durante o outono europeu de 1944 são selecionados por quatro dirigentes fascistas (um presidente de um banco, que representa o poder económico, um bispo, representando a igreja, um duque, que representa a nobreza e um juiz, que representa o poder judicial) para serem os autores de uma série de torturas e experiências sádicas, ao longo de 120 dias.
A obra, tida por muitos como uma das mais perturbadoras da história do cinema, é dividida em 3 fases, chamadas de 'círculos', que são o Círculo das Manias, onde os fascistas satisfazem seus desejos sexuais; o Círculo das Fezes, repleto de escatologia, onde os jovens são obrigados a ingerir fezes; e o Círculo de Sangue, onde os prisioneiros desobedientes são punidos através de mutilações, torturas físicas e assassinato.
Diria hoje: Não vejam!

_______________

Outro filme que tentámos ir ver mas que tinha a sessão mais que esgotada com umas largas de dezenas de pessoas na fila que não conseguiram bilhete foi o "Atrás da Porta Verde" - se calhar ainda bem!

5 comentários:

  1. Saudades do Nimas e da companhia que ia ao Nimas, o último que lá vi foi o " Duas-Deux ", foi desconcertante na verdade 😊

    ResponderEliminar
  2. Há muitos anos comecei a ler o livro e não o acabei. Devemos saber da história mas acho que não aprendemos nada em reler e ou rever "torturas dantescas". Sei que ainda hoje existem nas malditas guerras e ditaduras...mas linda nego-me a ver ou a reler.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Eu gosto de rever filmes dos quais gostei na primeira vez, é até uma espécie de hábito, mas esse eu não revi, apesar de ter gostado de ver!

    ResponderEliminar
  4. Foi um sucesso e uma fonte de controvérsia.
    Nunca me agradou.

    ResponderEliminar
  5. O que mais me preocupa é o tempo que faz
    e se repete

    ResponderEliminar