segunda-feira, março 01, 2021

Quando os rituais não se cumprem.




Ontem, pela primeira vez desde que esta pandemia chegou, soube o que era não poder ir despedir-me de um amigo.
A noticia da doença chegou mascarada de normalidade há cerca de um mês pela página de uma rede social da filha, uma cirurgia, já estava em casa, palavras de encorajamento...

A noticia seguinte que tive foi a informação de falecimento.

Num concelho algo distante.
Num fim-de-semana.
Proibida a circulação.

Partilhar a dor com aqueles de quem gostamos é parte essencial do processo de luto a que todos temos direito.
Malditos tempos estes em que nos negam os abraços, as conversas, os risos, os choros...

Fiz o que pude.
Assisti à missa on-line, do principio ao fim.
Não sei rezar, acho... mas teria estado lá se pudesse!
Estive assim!
Chorei com as palavras partilhadas por amigos e família no final da cerimónia.

E fez-me mesmo falta poder lá estar e acompanha-lo a ele, até ao cemitério, e dar um abraço à esposa, filhos e netos.

Poucas pessoas o tratavam pelo nome próprio. Preferiam o apelido.
Eu era das poucas que o chamava pelo seu nome tão peculiar - Anastácio.

Tinha-lhe muito carinho!



4 comentários:

  1. Que esse seu amigo descanse na Paz de Deus.
    .
    Abraço poético.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  2. Na passada semana fui à missa de despedida do pai, sogro e avô de bons amigos.
    Impedidos de se despedirem dele aí em Portugal.
    O pior da pandemia, o que mais nos roubou.
    Escrevo hoje sobre isso mesmo

    ResponderEliminar
  3. Tudo mudou e o não podermos abraçar-nos uns aos outros, dói imenso !!! Este ano morreram já três pessoas que mereciam o meu respeito e carinho !

    ResponderEliminar
  4. É verdade mas eu sou mais de dar em vida do que numa cerimónia fúnebre que não me diz nada. Depois dou força a quem fica. Foi assim com o meu pai e com muita gente que já partiu. A última que fui mas logo na espera do caixão foi de uma jovem filha de um grande amigo meu, que se suicidou. Ainda hoje os amparo mas nunca lhes fiz ou faço perguntas.

    Beijos e o teu amigo já está em paz e tu/todos que ficaram embrulhados na dor da perda

    ResponderEliminar