quarta-feira, abril 27, 2022

17/40 Romance 11, Livro 18

“Em Roma sê romano”
A adaptação à minha existência enquanto leitora traduz-se em: quando viajo leio livros cuja acção se passe na cidade/pais que visito.
E por isso escolhi agora este romance de Dag Solstad - lido nos finais de dia, já cansada de tanto andar, pelas ruas da cidade que pertence ao passado de Bjørn Hansen, a personagem principal deste livro - OSLO.
Um livro que lendo-se sem esforço, nos leva a entrar em contacto com o que é a condição humana, as perguntas que se nos colocam ao chegarmos aos 50’s (estou quase lá). Fiz da minha vida o que queria ter feito? As pessoas que me rodeiam sabem quem eu sou? Como cheguei onde estou agora? As “escolhas” profissionais foram realmente escolhas ou foi a vida que “me aconteceu”?
Ao passar das páginas vemos como Bjørn se vai enredando nos próprios pensamentos. De um discurso mais narrativo e claro, que nos traz a vida anterior em Oslo e justifica a mudança para uma cidade de província e como decorreu a integração nessa realidade tão diferente, passamos a um pensamento cada vez mais intrincado e solitário em que Bjørn acaba por se ver prisioneiro de si próprio de uma forma inesperada e irreversível.




SINOPSE:

Aos cinquenta anos de idade, Bjørn Hansen não consegue deixar de pensar que toda a sua vida tem sido governada pelo acaso, pelo jogo ilusório da sociedade, por escolhas difíceis de explicar até para si mesmo. Dezoito anos antes, abandonou a sua mulher, o filho pequeno e o emprego seguro em Oslo, para se juntar com Turid, a sua amante, numa cidade de província. Com o decorrer do tempo, porém, também essa relação esmoreceu e terminou.

Sozinho há quatro anos, Bjørn está agora decidido a tomar as rédeas da sua própria existência, congeminando um plano tão louco como extraordinário. E nem a inesperada chegada à cidade do filho o dissuadirá de pôr em prática, com a ajuda de um médico amigo, a sua perigosa decisão.

Obra com a qual Dag Solstad recebeu pela segunda vez o prestigiado Prémio da Crítica na Noruega, Romance 11, Livro 18 foi um livro definido pela crítica como impiedoso, cómico e brilhante, no qual o autor sonda até ao extremo o paradoxo da própria condição humana.



Romance 11, Livro 18
ISBN 9789896686369Editor: Cavalo de FerroIdioma: PortuguêsDimensões: 151 x 227 x 12 mmEncadernação: Capa molePáginas: 172

1 comentário: