sexta-feira, abril 29, 2022

18/40 Onde as Pêras Caem



Entrei neste livro num ritmo lento. Aparentemente não me foi fácil entrar no registo da escrita de Nana Ekvtimishvili. Não que a leitura fosse lenta, não foi isso, o que demorou foi a minha possibilidade de entrar na narrativa e de acompanhar de mais perto a vida das crianças e adultos desta escola.

Depois deixei-me levar. 

A vida dura destes miúdos, órfãos e desamparados, deixou-os à mercê de todo o tipo de mau trato e manipulação. Como pode alguém existir (no verdadeiro sentido do “ser” “Ego-sintónico”) se a realidade em que se encontra não lhe reconhece essa existência?

Mas o que é cativante neste livro não é a história de desamparo, nem sequer a raiva que cresce no âmago e que se torna motor de subsistência, emprestando objectivos de vida, destrutivos mas claros e precisos.

O que me cativou a mim foi a possibilidade de momentos de infância, de meninice, de cumplicidades, de amor fraterno, que no meio de tanta desolação mantêm presente a possibilidade de um futuro diferente.



SINOPSE 

Lela, a protagonista deste romance, tem duas certezas na vida: a de que o seu professor de História tem de morrer e a de que ela precisa de começar uma vida nova para lá desse campo onde as peras caem.

Numa Geórgia recém-independente, nos arredores de Tbilisi, fica uma casa apalaçada onde funciona uma instituição que acolhe órfãos e crianças com deficiência mental. É conhecida por Escola dos Idiotas, ainda que a maioria dos que hoje ali vivem - como o pequeno Irakli - tenham sido simplesmente abandonados pelas mães por desespero e não sofram de qualquer doença mental. Porém, em lugar de serem acarinhadas e educadas, as crianças da Escola dos Idiotas recebem dos professores sobretudo lições de negligência e abuso.

Com dezoito anos feitos, Lela já tem idade para poder deixar o estabelecimento, mas está lá há tanto tempo que não se lembra de ter tido família. E, não sabendo para onde ir, aceita um trabalho na instituição para poder planear à vontade a sua vingança suprema e, ao mesmo tempo, preparar a adoção de Irakli por um casal norte-americano. Mas nem tudo corre como planeado…

Este é um retrato poderoso, mas sem sentimentalismos, de um grupo de jovens que se defendem mutuamente da crueldade do mundo dos adultos. Premiado e aplaudido pela crítica e pelo público, ficará seguramente na memória de todos os leitores.


Onde as Peras Caem 
ISBN 9789722074384Edição/Reimpressão 03-2022Editor: Dom QuixoteIdioma: Português Dimensões: 156 x 235 x 10 mmEncadernação: Capa molePáginas: 160



 

Sem comentários:

Enviar um comentário