sábado, outubro 29, 2022

36/40 Os Testamentos

 


Um novo episódio de covid proporcionou-me (ver o copo meio cheio 😉) a possibilidade de dois dias inteirinhos de sono intermitente (há muito que não dormia tanto). O que me permitiu hoje ficar acordada até tarde a terminar o livro que me acompanhou nesta semana de “estaleiro”.
Comecei a ler Margaret Atwood porque me falaram da série “Handmaid’s Tale”, e não tinha acesso a ela (sou péssima a encontrar cenas pirateadas).
E pensei: já agora leio os dois volumes antes de encontrar a dita série.
A leitura é fácil. Capítulos curtos, claros, vozes várias que vão tecendo a narrativa.
O tema: a distopia. Uma sociedade que se organiza em torno do poder e da subjugação, machista, preconceituosa, perversa, em que o corpo da mulher é propriedade. Mas também a lição (ou talvez a necessidade dessa esperança) de que os regimes totalitários (os reais, que não cabem neste livro) só podem ser destruídos se minados por dentro. Que há quem tenha em si a capacidade de encontrar o ponto certo onde colocar a alavanca que vai conseguir mudar o mundo.
Pronto.
Agora não faço ideia de quando vou ver a série, que já vai na 5.ª temporada. Até porque acho que não terei companhia para a ver. Se calhar nunca! 😅


SINOPSE

A obra-prima distópica de Margaret Atwood, A História de Uma Serva, tornou-se um clássico do nosso tempo cuja conclusão conhecemos nesta deslumbrante sequela.
Quinze anos depois de A História de Uma Serva, o regime teocrático da República de Gileade mantém-se no poder, mas há sinais de que está a começar a cair por dentro.
Neste momento crucial, os percursos de três mulheres radicalmente diferentes cruzam-se com resultados potencialmente explosivos. Duas cresceram em diferentes territórios, separadas por uma fronteira: uma, a filha privilegiada de um Comandante de alta patente, em Gileade, e a outra no Canadá, onde acompanha ativamente os horrores praticados pelo regime do país vizinho. Às vozes destas duas jovens, saídas da primeira geração que cresceu sob a nova ordem, junta-se a voz de uma terceira, uma mulher que é um dos carrascos do regime de Gileade, cujo poder se baseia nos segredos que foi reunindo sem escrúpulos e que usa de forma cruel.

São estes segredos, há muito enterrados, que irão aproximar estas três mulheres, forçando-as a aceitarem-se e a defenderem as suas convicções mais profundas.


Os Testamentos

de Margaret Atwood

ISBN:9789722539289
Editor:Bertrand Editora
Idioma:Português
Dimensões:147 x 233 x 29 mm
Encadernação:Capa mole
Páginas:456
Tipo de produto:Livro
Classificação temática:Livros em Português Literatura Romance
EAN:9789722539289

Sem comentários:

Enviar um comentário