quinta-feira, novembro 17, 2022

37/40 A Elegância do Ouriço

 


Há livros assim, que não me convencem logo de início mas que depois se infiltram e me ficam debaixo da pele.
A história é simples. Um livro escrito a duas vozes. Duas personagens femininas, que vão cedendo lugar uma à outra na narração. Duas improváveis sábias, camufladas na mais prosaica normopatia, mas que vão o mais discretamente possível revelando a sua inestimável capacidade de aprender e de pensar. A avidez do saber, do compreender, do entrar em contacto com a experiência estética, de uma porteira e de uma garota de 12 anos.
Às tantas dei por mim a pensar: Muriel Barbery está a falar-nos destas duas mulheres, ou estará a falar-nos dela propria? Os pensamentos que partilha sob o timbre ora de uma ora de outra, sobre a arte, a filosofia, a vida, os filmes, os livros, a morte, pareceram-me às tantas uma tentativa pessoal de elaboração.
Tem momentos belos. Porque a autora nos coloca sem aviso prévio em contacto com afectos espontâneos e desarmados.
E tem um murro no estômago, quase que não me apeteceu ler as últimas páginas do livro.
Obra muito premiada, e desta vez acho que foram merecidos os prémios!


SINOPSE

Número 7 da Rue de Grenelle: o endereço é burguês, os moradores são gente rica e tradicional. Tudo parece um quadro em que não há movimento: cristalizado, bem organizado, eterno. Mas há duas pessoas que parecem não encaixar.

Para começar, temos Renée, que parece a porteira clássica: baixota, rezingona e sempre pronta a fechar a porta na cara de alguém. na verdade, estamos na presença de uma observadora perspicaz, ora terna, ora ácida, e uma autodidata que esconde bem o seu verdadeiro eu: uma grande apaixonada por livros e arte.

E depois temos Paloma, a filha mais nova da família Josse, que destoa dos pais e da irmã. De tal modo, que se impõe um desafio terrível: ou descobre algum sentido para a vida, ou comete suicídio no dia em que fizer treze anos. Mas, enquanto a data não chega, mantém dois conjuntos de anotações pessoais e filosóficas, os Pensamentos profundos e o Jornal do movimento do mundo: são os relatos das suas experiências íntimas e da vida no prédio.

As duas filósofas, Renée e Paloma, estão inteiramente entregues ao olhar sobre aquelas pessoas tão diferentes delas, àquele mundo onde parecem não pertencer. Mas, um dia, chega um novo morador ao bairro. Kakuro Ozu, um alegre senhor japonês, poderá bem ser o terceiro elemento de um trio perfeito, redentor, que salvará Renée e Paloma da mediocridade e dos espinhos da vida.



A Elegância do Ouriço

de Muriel Barbery; Tradução: Maria Jorge Figueiredo

ISBN:9789722368575
Editor:Editorial Presença
Ano:2022
Idioma:Português
Dimensões:149 x 228 x 17 mm
Encadernação:Capa mole
Páginas:280
Tipo de produto:Livro
Coleção:Grandes Narrativas
Classificação temática:Livros em Português Literatura Romance
EAN:9789722368575

Sem comentários:

Enviar um comentário