sexta-feira, novembro 25, 2022

39/40 A noite do Professor Anderson

 


Quando viajo gosto de levar comigo um livro cuja ação decorra na cidade/pais que visito. Se alguém gosta de fazer o mesmo este é um bom livro para levar para Oslo. Mesmo não estando lá pude revisitar a cidade acompanhando os passeios e deambulações do professor Anderson.
O livro traz-nos este personagem solitário, professor universitário, vive sozinho, tem os seus amigos aqui e ali. E embrenha-nos, à medida que a narrativa avança, nos seus pensamentos cada vez mais emaranhados.
Diz a contracapa que é hitchcockiano… por logo no início existir um homicídio, à laia do “Janela indiscreta”. Não é de todo isso que realço. O Professor Anderson leva-nos na sua viagem interna que por vezes parece mergulhar num abismo espiralado de ruminação, não conseguindo ele já discernir os seus próprios compassos e valores.


SINOPSE

É noite de consoada e o professor Andersen, divorciado, 55 anos, está em casa a celebrar o rito natalício com um copo de conhaque e uma chávena de café por companhia. Perdido nos seus pensamentos, olha pela janela e vê um homem a estrangular uma mulher no apartamento em frente. Apanhado de surpresa, não telefona para a Polícia a denunciar o crime.

Os dias passam e o Professor sente-se cada vez mais paralisado pela sua própria indecisão e pela obsessiva autoanálise que esta acarreta. Ansioso por descontrair um pouco, dirige-se a um restaurante de sushi, apenas para se aperceber de que o único outro cliente é, nem mais, nem menos, o assassino.

Parte romance noir, parte Hitchcock, parte crítica social, A Noite do Professor Andersen é uma impiedosa indagação sobre a culpa e a responsabilidade individual, uma ficção brilhante e, ao mesmo tempo, incómoda, que questiona o leitor sobre o papel dos valores culturais, filosóficos e morais nas sociedades de hoje.

A Noite do Professor Andersen

de Dag Solstad

ISBN:9789896232603
Editor:Cavalo de Ferro
Idioma:Português
Dimensões:150 x 223 x 12 mm
Encadernação:Capa mole
Páginas:160
Tipo de produto:Livro
Classificação temática:Livros em Português Literatura Romance
EAN:9789896232603

Sem comentários:

Enviar um comentário