quarta-feira, agosto 31, 2022

29/40 Pode um desejo imenso


Uma excelente surpresa.

É verdade que a recomendação veio de alguém cujas escolhas literárias muito respeito. Mas, não sabia muito bem ao que é que ia.
Uma escrita fluida, combina o romance com uma reflexão quase académica sobre a poesia quinhentista com ênfase em Camões. E consegue de uma forma extraordinária tornar conteúdos que à primeira vista seriam puramente teóricos em puro deleite.
A história contada tem um intransponível fundo depressivo. O sentimento transversal, ora subliminar, ora gritante, de que a existência humana é trespassada pela procura de um lugar, um lugar na família, profissional, afectivo, amoroso, no mundo, lugar esse do qual, com sorte, se pode ter momentâneos vislumbres. E do quão disruptivos podem ser os momentos de angústia e desespero.
Mas também traz o “que nos salva”
É também uma ode à amizade, àquelas pessoas que se enlaçam nas nossas vidas e estão presentes desde que nos conhecemos como gente, ou até que nos ajudam a reconhecermos quem somos no âmago; e ao investimento amoroso que tanto tem de altruísta e desinteressado como de exigente e tirano.
Um livro de afectos. Sem “maquilhagem” desnecessária. De tormentos, mas também de redenção.


SINOPSE

Pode Um Desejo Imenso conta a história de Nuno Galvão, professor universitário de Literatura, que pensa ter descoberto a chave para a compreensão da poesia lírica de Camões: a paixão do poeta pelo jovem D. António de Noronha, de quem Camões teria sido precetor. Nuno está ele próprio apaixonado por um estudante, em quem projeta a história de amor por si imaginada entre o poeta quinhentista e o seu aluno. Na parte central do livro, a narrativa volta atrás, aos tempos em que o próprio Nuno era estudante, já nessa altura ocupado com a poesia lírica de Camões e com a paixão não correspondida por um colega de curso. No final do romance, juntam-se os vários fios da história; e Nuno acaba por aprender como rumar «em direção à outra margem», onde se abre a hipótese possível de um amor feliz.
Vinte anos depois da primeira edição, esta é a versão definitiva de Pode Um Desejo Imenso, como é desejo do autor.


Pode Um Desejo Imenso
ISBN 9789897224799Edição/Reimpressão 04-2022Editor: Quetzal EditoresIdioma: PortuguêsDimensões: 138 x 208 x 30 mmEncadernação: Capa molePáginas: 512

1 comentário:

  1. Não sabia que Frederico Lourenço escrevia romances, mas fiquei super curiosa pela descrição da obra.

    ResponderEliminar